sábado, 8 de agosto de 2015

GUARDA MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL SERÁ ARMADA E TRABALHARÁ INTEGRADA COM A PM

O governador de Alagoas Renan Filho (PMDB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), durante inauguração do novo presídio militar, em Maceió, que as guardas municipais de quatro municípios considerados estratégicos no estado serão integradas à Polícia Militar (PM). Apesar de não ter detalhado como se dará a integração, Renan explicou que haverá um curso de capacitação antes que o plano seja concretizado.
Entre as cidades que devem ter a Guarda Municipal integrada à PM está Maceió. Os nomes dos demais municípios não foram divulgados. Mas, segundo o governador, a SWAT - polícia especializada que atua nos Estados Unidos - ministrará cursos tanto para os militares, quanto para os guardas envolvidos no projeto. O governo autorizou a compra das passagens para a vinda dos policiais americanos para Alagoas.
"A ideia é capacitar os guardas municipais e promover a integração com agentes de segurança. Os guardas serão integrados à PM para atuar em conjunto com as polícias no combate à criminalidade nos municípios. O comandante da PM, coronel Lima Júnior, já fez cursos lá na SWAT e fez o contato para que eles pudessem vir para o estado ministrar o curso", destacou Renan Filho.
Fonte: Gazeta de Aalgoas

GUARDA MUNICIPAL DE MACEIÓ ARMADA
Os agentes da Guarda Municipal de Maceió estão bem próximos de conseguir uma antiga reivindicação: a de poderem portar armas de fogo, o que lhes dará condições de atuar como um braço armado da Força Pública Estadual.
Na quinta-feira (16/07), 24 horas antes de assumir o comando da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, o delegado Bernardo Gonçalves Torres admitiu que o armamento da Guarda Municipal maceioense é um processo que está em andamento.
Sem mencionar prazos, ele salientou que os integrantes da GM precisam, cumprir instruções dispostas na legislação e se submeter a treinamento para ter o necessário preparo indispensável ao porte e manuseio de armas de fogo.
O novo superintendente da PF assinalou que a instituição já está em entendimento com a Prefeitura de Maceió a fim de ultimar as providências para permitir que a Guarda Municipal porte armas.
O delegado Bernardo Gonçalves ressaltou, ainda, que os agentes da Guarda Municipal exercerão papel de Polícia.
OTIMISTA
Quem está otimista em relação a esse assunto é o prefeito Rui Palmeira (PSDB), que vem trabalhando, desde que assumiu o cargo, para tornar possível o uso de armas letais pelos guardas municipais da capital.
Na semana que passou, Palmeira disse que está aguardando uma resposta da Polícia Federal a respeito da autorização para que os agentes da GM passem a usar armas de fogo em serviço.

Ele argumentou que, diante dos incessantes casos de violência que se registram em Maceió, é da maior importância que os guardas municipais tenham direito ao porte de arma para garantir a segurança deles e da população enquanto estiverem trabalhando nas ruas.
- Maceió é uma cidade violenta e fizemos o pedido para que a Guarda tenha acesso às armas de fogo, já que hoje eles só usam armas não letais. Assim que for autorizado vamos providenciar esses equipamentos para os homens e mulheres que arriscam suas vidas em serviço - adiantou Rui Palmeira.

O Congresso Nacional já aprovou um projeto de lei que autoriza os guardas municipais a trabalharem armados, situação que já se observa na maioria das capitais e cidades de grande porte.

No início da semana, Rui Palmeira entregou 10 veículos à Guarda Municipal, sendo um deles um micro-ônibus. As viaturas são alugadas pelo município, já que, segundo o prefeito, não havia recursos disponíveis para que elas fossem compradas.

Fonte: Jornal Primeira Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário